Título: Roriz desiste de vaga ao Senado
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2006, Brasília, p. D3

O governador Joaquim Roriz (PMDB) anunciou, ontem, durante inspeção nas obras de recapeamento de rodovias no Gama, que desistiu de concorrer a uma vaga ao Senado Federal. Afirmou que encerrará sua carreira política no final do atual mandato, em 31 de dezembro. O governador alegou que decisão é uma forma de demonstrar à sociedade que não tem ambição política, embora, anteriormente, tenha dito que seria candidato ao Senado.

- Será que vale a pena você assistir o início de uma campanhar de baixo nível? Eu acho que esse não é o meu momento. Tenho uma preocupação muito séria com a minha vice-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Nós vamos fazer um trabalho em conjunto. Ela prometeu ficar comigo no que for necessário para que possamos concluir as obras em Brasília sem nenhuma pretensão eleitoreira - afirmou Roriz, ladeado por Maria de Lourdes e pelo secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico e Infra-estrutura, Tadeu Filippelli.

Roriz disse que se deixasse o governo no final do próximo mês não cumpriria as promessas feitas na última campanha eleitoral. Ele está convencido que o povo vai julgá-lo por essa decisão.

- Será que a sociedade entenderia eu abandonar o governo do DF para disputar um cargo por egoísmo? Eu prefiro, assim, não ser mais nada. Renuncio a todas as minhas intenções e projetos políticos. Tudo tem hora certa. Prefiro ficar distante de tudo isso que está por vir e cuidar daquilo que eu prometi na época de campanha, que foi cuidar de Brasília. Eu encerro a minha vida pública no dia 31 de dezembro - afirmou o governador.

Eleições - Depois de garantir que sua decisão não foi tomada por um impulso emocional, Roriz disse que se recusa a falar em apoio aos candidatos ao Palácio do Buriti. Assegurou que não pretende interferir na candidatura de nenhum dos seus aliados. A pressão dos aliados, que hoje disputam o apoio do governador para o Palácio do Buriti, foi um dos motivos da decisão anunciada ontem. Roriz se disse prejudicado em vários momentos por essa cobrança dos aliados.

- Isso ajudou. Mas não foi só esse o motivo. Todos ficam esperando de mim uma posição, o que acaba prejudicando o meu rendimento - reclamou Roriz.