Título: Governo estuda redução de imposto
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2006, Economia & Negócios, p. A20
BRASÍLIA - O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG), afirmou que está negociando com a Fazenda redução da carga tributária para importação de equipamentos de informática e de instrumentos eletrônicos para a implantação da TV digital.
Segundo ele, as emissoras investirão cerca de US$ 10 bilhões em dez anos para substituir o sistema analógico pelo digital. No primeiro ano, o investimento será de US$ 1 bilhão. Costa não quis dar detalhes, mas informou que nos últimos dias o governo começou a negociar com governos e empresas estrangeiras contrapartidas novas que serão decisivas na definição do padrão.
- Nós temos entendimentos sigilosos que estão sendo mantidos com pelo menos quatro ou cinco indústrias relacionadas com a TV digital para grandes desenvolvimentos na área industrial - disse.
A expectativa de Costa é de que logo após o Carnaval todos os relatórios fiquem prontos para que o presidente possa decidir até o dia 10 de março. Para ele, ''o governo tem todas as informações técnicas, todas as informações do ponto de vista industrial e comercial'', resumiu o ministro, ao ressaltar, entretanto, que ''a decisão não será somente técnica, mas conjunta, envolvendo questões técnicas, industriais e comerciais.
Ontem, representantes das emissoras de televisão do país estiveram reunidos no Palácio do Planalto com os ministros encarregados de decidir sobre o padrão de TV digital. No encontro, as emissoras reforçaram seu posicionamento favorável à adoção do padrão japonês.