Título: Pouca atenção à pesquisa
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2006, País, p. A3

Os dois pré-candidatos do PMDB à Presidência da República, Anthony Garotinho e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, tentaram reduzir a importância da pesquisa de intenção de votos CNT/Sensus, divulgada terça-feira. O levantamento apontou recuperação da avaliação do governo e ampla vantagem do presidente Lula sobre todos os possíveis adversários.

Garotinho aproveitou a reunião da Executiva do partido, em Brasília, para reforçar as críticas feitas pelo PSDB, cujo líder, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), pediu uma auditoria nos dados da sondagem. No dia da divulgação do levantamento da CNT/Sensus, os tucanos e o FL ameaçaram pedir uma auditoria dos dados.

- Essa pesquisa está muito estranha. Ela tem três objetivos claros: influenciar a escolha do candidato do PSDB, encher a bola do governo e influir na escolha do PMDB - afirmou.

Rigotto disse que não criticaria a pesquisa, mas em seguida afirmou que o levantamento reflete um cenário momentâneo que não deve ser supervalorizado.

Adotando o mesmo discurso do pré-candidato do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Rigotto disse que as pesquisas tomarão um novo rumo depois do início do horário gratuito dos partidos no rádio e na TV.

- Hoje a pesquisa mostra um momento. E é muito cedo. A partir do momento que tivermos as propagandas, os debates, as cobranças, poderei crescer e ser uma novidade no processo eleitoral - ressaltou Rigotto.

Os dois pré-candidatos do PMDB à Presidência e Garotinho se reuniram ontem, em Brasília, para discutir as regras que ditarão a escolha do candidato da legenda para disputar o Planalto.