Título: Rigotto parte para campanha
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 16/02/2006, País, p. A3

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, pediu ontem à Assembléia Legislativa do estado para tirar licença não-remunerada no período de 26 de fevereiro a 20 de março. O objetivo do governador pré-candidato à Presidência pelo PMDB é percorrer os diretórios estaduais do partido, pedindo votos nas prévias do dia 19 de março.

Rigotto já admitiu que não teve tempo de fazer campanha semelhante à do ex-governador do Rio e também pré-candidato do partido, Anthony Garotinho, que percorreu todos os diretórios estaduais da legenda desde o ano passado. O governador do Rio Grande do Sul conta, porém, com o apoio dos caciques peemedebistas, principalmente Orestes Quércia, de São Paulo.

Mesmo atingindo menos de 5% de intenções de voto nas últimas pesquisas contra 16% de Garotinho, Rigotto está animado com as prévias. Ele tem a seu favor o fato de ser político histórico do PMDB. Os líderes do partido temem que Garotinho não seja fiel ao partido, já que está recém-chegado na legenda.

- Tenho recebido declarações de apoio muito fortes das lideranças. Queria deixar claro, porém, que também tenho as bases do meu lado - destaca Rigotto.

Ao sair da reunião da Executiva ontem, em Brasília, o governador disse que nunca esteve tão confiante de que o partido terá candidato próprio nas eleições presidenciais deste ano. Ele afirmou que conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), que não estava presente no encontro.

- Não existe hipótese do PMDB não ter candidatura própria. Já conversei com o senador Renan sobre isso e ele me garantiu que apóia as prévias - justificou Rigotto, ao comentar a suposta articulação do presidente do Senado para emplacar um nome do PMDB na chapa do presidente Lula.