Título: CPI dos Correios sem acesso a Duda
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 17/02/2006, País, p. A2

A CPI dos Correios ainda não recebeu os dados da conta bancária de Duda Mendonça no exterior, na qual o publicitário diz ter recebido R$ 10,5 milhões do caixa dois do PT pela campanha eleitoral de 2002. Há quinze dias, o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), anunciou que autoridades dos Estados Unidos haviam assumido o compromisso de autorizar o acesso aos dados, que já estão à disposição da Polícia Federal (PF) desde o ano passado. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), reconheceu ontem que não houve avanço, apesar da promessa de ajuda dos promotores norte-americanos. Serraglio esteve em Nova York com os promotores para convencê-los da importância do caso, junto com os deputados Maurício Rands (PT-PE) e Eduardo Paes (PSDB-RJ).

O relator acrescentou que o MP dos Estados Unidos requisitou, anteontem, informações ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça. A resposta municiará o recurso para garantir o acesso aos dados da conta de Duda.

Segundo Serraglio, as informações chegaram ao Brasil em quatro caixas. A comissão não terá como analisá-las de forma satisfatória se tiver acesso a elas. O deputado afirmou que, em conversas anteriores, a PF teria sido simpática à reivindicação da CPI.

- A única possibilidade de isso não ser verdadeiro é a Polícia Federal ser politizada - declarou Serraglio.

A PF é vinculada ao Ministério da Justiça, pasta que tem acumulado atritos com as CPIs em andamento no Congresso.