Título: Congresso em ritmo de festa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/02/2006, País, p. A4

Recém-saído de uma convocação extraordinária que rendeu desgastes com a opinião pública - mas com um saldo considerado positivo pelos parlamentares - o Congresso tentará acelerar os trabalhos até a próxima quarta-feira.

Em clima de carnaval, Câmara e Senado interromperão a semana mais cedo, prevendo a redução do quórum entre quinta e sexta-feira. Da pauta trabalhada na Câmara no recesso, restaram propostas como a redução dos custos de campanha, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a regulamentação da gestão de portos secos no Brasil. Sem acordo, são grandes as chances de os trabalhos no plenário só se iniciarem depois dos festejos.

Sem garantias da presença satisfatória na próxima semana - inclusive, por dificuldades de encontrar vôos disponíveis - o presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) marcou a votação dos dois primeiros processos de cassação este ano só para 8 de março. O recesso branco será de pelo menos 12 dias. Também deve ficar para depois a conclusão do Orçamento Geral da União para 2006.

Para compensar a semana curta, Aldo convocou uma sessão extraordinária para a segunda-feira.

Ontem, segundo dia do Ano Legislativo de 2006, não houve sessão deliberativa em nenhuma das Casas - como manda o regimento. Turistas conheceram a sede do Poder Legislativo e um grupo de idosos participou da sessão solene em homenagem ao Dia do Aposentado.