Título: Celso Furtado é sepultado ao som do Hino da Independência
Autor: Samantha Lima e Julia Ribeiro
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2004, Economia, p. A17

Políticos e colegas lamentam morte do maior economista brasileiro do século 20

Sob aplausos e ao som do Hino da Independência, foi enterrado ontem o corpo do economista Celso Furtado. Parentes, amigos e autoridades e políticos compareceram à cerimônia, precedida do velório na Academia Brasileira de Letras (ABL), reiniciado por volta das 7h da manhã. Morto no início da tarde de sábado em conseqüência de um infarto, foi sepultado às 12h15 no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL). Esperado para a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu nem enviou representante oficial. Um esquema de segurança chegou a ser esboçado para a vinda do presidente ao enterro de Furtado, a quem Lula havia visitado logo após a confirmação da vitória nas eleições de 2002, em retribuição ao apoio do economista de quem era amigo de longa data. Autor do requerimento aprovado no Senado para indicação de Furtado ao Prêmio Nobel de Economia, no ano passado, o senador Aloizio Mercadante (PT/SP) também não compareceu. Foram notadas, ainda, a ausência de José Sarney, que teve Furtado como ministro da Cultura durante seu mandato presidencial, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem o economista era amigo, apesar das divergências econômicas.

O ex-presidente do BNDES Carlos Lessa, que já havia comparecido ao velório no dia anterior, foi novamente à ABL prestar homenagem a Furtado, de quem era amigo há 42 anos. Ainda recuperando-se da perna operada após uma fratura, o economista permaneceu a maior parte do tempo de pé, próximo ao caixão, onde repetiu por diversas vezes que o considerava brasileiro com ''B'' maiúsculo. Auxiliado por uma enfermeira, foi ao cemitério e acompanhou o sepultamento.

O prefeito Cesar Maia foi uma das primeiras pessoas a comparecerem ao velório, mas foi embora antes do cortejo fúnebre.

- O ano de 2004 terminou com a morte de Leonel Brizola na política e de Celso Furtado na economia - lamentou.

Tido por Celso Furtado como ''o mais bonito movimento social do século'', o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) esteve representado por seu presidente, João Pedro Stédile.

- Celso Furtado sabia que reforma agrária é uma forma fundamental de distribuição de renda. Ele era nosso mestre, usamos seus livros nas nossas aulas. Seu apoio era motivo de orgulho para nós.

O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) chegou à ABL com o presidente nomeado do BNDES, Guido Mantega.

- Celso Furtado demonstrou através de seus estudos que é possivel ao mesmo tempo combater a inflação, manter o crescimento e sobretudo realizar justiça atacando a pobreza e corrigindo os desequilíbrios regionais - disse.

Representando o estado em que nasceu Furtado, o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, determinou luto de três dias pela morte do economista.

- Celso não pôde ver realizado o sonho do equilíbrio regional que ele desenvolveu ao criar a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) - lamentou.