Título: Bandidos voltam mais perigosos
Autor: Leandro Bisa e Gustavo Igreja
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2004, Brasília, p. D3

Outro fato que os policiais vêm constatando, e se preocupando, é que com maior freqüência os bandidos estão saindo das penitenciárias bem mais perigosos do que quando entraram. A culpa dessa situação seria a falência completa do sistema penitenciário. O deputado federal Alberto Fraga (PTB-DF), que é coronel reformado da Polícia Militar, disse que, além da legislação ser frouxa, o sistema penitenciário está falido.

- Eu sei, pela experiência de trabalhar toda minha vida na área de segurança pública, que 70% dos egressos de penitenciária voltam a delinqüir - afirmou o deputado federal.

O deputado distrital Fábio Barcellos (PFL-DF), que é policial civil, tem opinião semelhante ao colega do Congresso Nacional. O distrital afirma que só um sistema de ressocialização melhor poderia mudar tão aterrador quadro.

- Eu tenho 20 anos de polícia. Quantas e quantas vezes eu não prendi a mesma pessoa. O cara roubava uma casa, eu prendia. Uma semana depois, roubavam a casa da esquina, e eu ia ver, era a mesma pessoa, que já tinha sido solta - disse Barcellos.

O deputado alega que essa situação, além de ruim para sociedade, que não vê ressocializados seus delinqüentes, é muito negativa para a polícia, que passa a ter soldados, oficiais, agentes e delegados cada vez mais desmotivados.

- Isso acarreta desânimo e desmotivação. Você prende hoje, amanhã está solto. E você vai ter que prender e correr o mesmo risco de novo - explicou.

O coronel Renato Azevedo também afirmou que há urgência em rever o sistema prisional brasileiro.

- Não é problema de uma cidade ou outra, é em todo o País. A pessoa entra no sistema por um crime menor. Sai. E volta por um crime maior - constatou o coronel.

De acordo com o comandante, alguns criminosos já passaram tantas vezes por delegacias e prisões que conhecem profundamente a legislação.

- O bandido já sabe até os artigos da lei. Sabe seus direitos, sabe tudo. E se ele sabe que o crime é inafiançável, ele tenta fugir - afirmou.