Título: Objetivo é concluir 400 obras até 2006
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2004, Brasília, p. D4

Para os dois próximos anos, um dos objetivos do GDF é continuar e concluir um conjunto de aproximadamente 400 obras em andamento no Plano Piloto e nas cidades-satélites. De acordo com o secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, além da finalização desses serviços, outros dois projetos ainda a serem iniciados na atual gestão do governador Joaquim Roriz são considerados de extrema importância para o DF. Diretamente ligado à questão ambiental, o primeiro projeto tem o objetivo de garantir a preservação dos mananciais da região. Para isso, estão programados serviços como a urbanização da Vila Estrutural e a implantação do saneamento básico na região de Águas Lindas (GO).

Outro projeto considerado fundamental para a população de Brasília pretende promover melhorias no transporte público da cidade. Entre as ações previstas, haverá a construção de terminais de integração e algumas intervenções nos sistemas viários. As obras deverão ser realizadas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com informações da Secretaria de Obras, a atual gestão já concluiu 1.308 trabalhos abrangendo áreas como cultura, saúde e trânsito, entre outras. Além disso, pelo menos mais 33 serviços ainda deverão ser feitos em várias cidades.

A Região Administrativa de Brasília tem nove obras previstas para serem iniciadas, sendo a maioria delas ligadas a execução de pavimentação asfáltica, recuperação de meios-fios e implantação de sistemas de irrigação nos balões das superquadras sul e norte. Já o Gama, o Cruzeiro e o Recanto das Emas são as satélites com o maior número de obras ainda a ter início. No mínimo, cada uma dessas cidades deverá ter mais quatro novos serviços finalizados até o fim do governo Roriz.

- Não vamos deixar nenhuma obra parada. Não existe uma só obra iniciada pelo atual governo que não tenha sido concluída - conclui o secretário Tadeu Filippelli.