Título: Pacote de bondade de Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/02/2006, País, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a viagem ontem a Flores da Cunha (170 quilômetros de Porto Alegre) e Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, para lembrar os produtores das ações adotadas pelo governo federal em benefício deles. Lula também anunciou um ''pacote de bondade'' aos agricultores, que, entre outros itens, inclui a liberação de créditos de R$ 200 milhões para a colheita da uva.

De acordo com pesquisa Datafolha publicada na semana passada, Lula aumentou a popularidade em todas as regiões. O Sul, porém, continua o local mais crítico ao seu governo. Segundo o instituto, a aprovação ao petista aumentou oito pontos percentuais na região (passou de 19% para 27%), e a reprovação caiu sete pontos (de 39% para 32%).

A região onde Lula esteve é reduto eleitoral de Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul e um dos pré-candidatos a presidente pelo PMDB. Ontem, o presidente e o governador conversaram em diversas ocasiões e Rigotto, em seu discurso, elogiou Lula. A ala governista do PMDB prefere Rigotto como candidato, em detrimento do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

Lula, que segundo o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, está sem beber álcool há mais de 40 dias, experimentou um espumante da região e abriu a garrafa à moda, com um sabre. Ao tentar agradar a platéia de cerca de 700 produtores de vinho em Flores da Cunha (170 km de Porto Alegre), Lula acabou cometendo uma gafe:

- Vocês sabem que em todas as recepções sirvo vinho brasileiro. Obviamente, de vez em quando vai ter gente de outros países que pode botar na boca e não sentir o mesmo gosto, caso antes tenham passado na França para tomar um vinho de qualidade francês.