Título: Petistas vão divididos para as prévias
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/02/2006, Brasília, p. D3

A briga interna para a escolha do candidato do PT que concorrerá ao Palácio do Buriti está longe do fim. O partido encerrou ontem o período para a inscrição das pré-candidaturas. Seis nomes devem disputar as prévias, marcadas para 26 de março. Os deputados distritais Arlete Sampaio e Chico Floresta, o ex-presidente do Banco Popular Geraldo Magela, o jornalista Dorgil Marinho, o secretário de Assuntos Sindicais do PT-DF, Cláudio Santana, e o secretário de Assuntos Populares, Carlos Roberto, estão no páreo. Somente o distrital Chico Leite desistiu do pleito. - Não conseguimos a unidade. Estou desapontado com os companheiros que não compreenderam o momento político que vivemos. Vou continuar insistindo porque senti que a militância quer o consenso - disse o presidente regional do PT, Chico Vigilante.

Debates - Para Vigilante, o problema está em Arlete e Magela, os dois nomes que não conseguiram chegar a um acordo para evitar as prévias. Com o imbróglio, todos terão de correr contra o tempo para conquistar o apoio dos 27 mil filiados. O partido também dará início ao processo de debates nas zonais. Antes disso, o Diretório Regional deve conferir, em cinco dias úteis, as assinaturas apresentadas no ato de inscrição.

- O existência de seis candidaturas demonstra claramente a divisão interna. Ainda é possível construir o consenso. Vou conversar com as pessoas e colocar o meu nome à disposição - explicou Arlete Sampaio, que apresentou 2.093 assinaturas.

Geraldo Magela também não ficou surpreso com o número de registro das candidaturas. Segundo ele, o processo mostra a pluralidade partidária e está atrasado. O petista apresentou 2.600 assinaturas e informou ainda que, se perder nas prévias, não disputará as eleições para deputado federal.

- Vou para as bases ganhar voto. Não há hipótese de fazer outro registro - informou Magela.