Título: Candidato Lula percorre sete estados em apenas dois dias
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/02/2006, País, p. A4

Embalado pela recuperação nas recentes pesquisas de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá fazer jus durante a semana às promessas de ''percorrer o país inaugurando obras'' e ''governar para colher os frutos dos primeiros anos de gestão até o limite da lei'', feitas na festa em comemoração pelos 26 anos do PT. Vestindo sem pudores o figurino de candidato, Lula fará um périplo pelas regiões Norte e Nordeste. Somente amanhã e quarta-feira, Lula visitará nada menos que sete estados para lançamentos de obras em seis universidades federais. Ao percorrer sete estados em apenas dois dias, Lula estabelecerá um recorde pessoal. Será a primeira vez que o presidente visitará tantos estados nesse curto espaço de tempo.

Apesar da resistência do presidente em anunciar a candidatura à reeleição, a agenda seguea lógica eleitoral. A idéia é fidelizar o eleitorado nas duas regiões onde apresenta os melhores índices de popularidade. Dessa vez, ao dar prioridade às ações na educação, as atenções estarão voltadas para jovem e esclarecido.

Há um temor no governo de que o presidente perca votos entre os formadores de opinião, o que pode configurar o chamado efeito ''pedra no lago'' - segundo os cientistas políticos, efeito segundo o qual a parcela mais informada da população influencia os menos escolarizados.

Amanhã pela manhã Lula vai a Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) visitar as obras da Universidade Federal do Vale do São Francisco. À tarde, o presidente embarca para Arapiraca (AL), onde lança a pedra fundamental do campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De Alagoas, parte para o Recife, a fim de inaugurar pela segunda vez as obras de ampliação do Aeroporto dos Guararapes. Na quarta, Lula visita as obras do campus da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba. Depois ruma para Imperatriz, no Maranhão, onde também visita as obras do campus da Universidade Federal do Maranhão. A última parada será no Pará para o lançamento de obras da universidade na cidade de Marabá.

Na última sexta-feira, Lula já tinha percorrido três cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Flores da Cunha e Caxias do Sul. Na capital do estado, participou da abertura da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas e em Caxias do Sul, participou da abertura 26ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul.

Hoje Lula se reúne com os ministros da Coordenação Política para fazer um balanço das notícias do fim de semana. O que tem tirado o presidente do sério nos últimos dias é o retorno à mídia de notícias a respeito da produtora Gamecorp, que possui no quadro de sócios um de seus filhos, Fábio Luis Lula da Silva. A empresa recebeu investimento de R$ 5 milhões da Telemar.