Título: Presidente pede ajuda ao líder do U2
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/02/2006, País, p. A6

Ativista social engajado, Bono, vocalista da banda irlandesa U2, foi recebido ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Granja do Torto, onde prometeu ajudar na propaganda do Programa Nacional de Biodiesel pelo mundo. O pedido foi feito por Lula, que apresentou o programa ao cantor como uma alternativa para a redução da pobreza na região nordeste a partir da produção da semente de mamona, matéria-prima para a produção do combustível.

- Nosso sonho é fazer como o presidente Roosevelt fez no Vale do Mississipi: produzir um grande desenvolvimento no Nordeste a partir do biodiesel - explicou o presidente.

O presidente mostrou o vidro com as sementes e avisou que não eram comestíveis. Bono afirmou já ter ouvido falar da iniciativa brasileira e recebeu de presente uma camisa da seleção brasileira e uma bata trazida por Lula de uma de suas viagens à África. Retribuiu prometendo doara guitarra que usará nos shows no Brasil para o programa Fome Zero.

Lula ofereceu também um gole da cachaça produzida pelo vice-presidente, José Alencar, ao líder do U2.

- Ual! - exclamou Bono ao experimentar, para, em seguida, comentar: - Forte.

No encontro, do qual também participou o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o vocalista do U2 manifestou seu desejo de ir, em 2007, ao Fórum Social Mundial, que faz um contraponto Fórum Econômico Mundial, onde Bono é figura fácil.

A recepção foi organizada depois que o cantor manifestou desejo de reencontrar Lula. Os dois se conheceram no ano passado, quando Lula esteve em Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. O roqueiro disse que freqüenta Davos porque ''lá se encontram os gatos gordos, inclusive eu'', numa referência a empresários e chefes de estado, e contou que pretende ver no Fórum Social Mundial os ''gatos magros''. Lula disse que achou Bono ''politizado'' e ''comprometido'' com o combate à pobreza.

Ao chegar para o encontro, por volta das 16h15, o cantor contou que sempre sonhou conhecer a capital federal. Em seguida, revelou sua satisfação por encontrar o presidente.

- É um sonho estar aqui, porque Lula luta não só contra a pobreza, mas contra a pobreza no mundo e na África. Estou muito animado com isso - afirmou.