Título: Rio vai aos extremos
Autor: Renata Moura, Josie Jeronimo e Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 19/02/2006, País, p. A2

A atuação da bancada do Rio na convocação extraordinária foi de exemplar a péssima. Segundo colocado no número de faltas, o deputado Márcio Fortes (PSDB) não está muito distante da média de presença dos fluminenses. Compareceu a apenas nove sessões em 43. A média da bancada é de 16, ou 37%.

Dos 46 deputados do Rio, apenas cinco compareceram a mais da metade dos 43 dias úteis da convocação. Destes, destaca-se José Divino (PRB). Só perde para o Pastor Frankenbergen (PTB-RR) em presença. Os deputados Denise Frossard (PPS), Miro Teixeira (PDT), Rodrigo Maia (PFL) e Carlos Nader (PL) estão entre os mais assíduos.

Da segunda quinzena do mês de dezembro até o dia 15 de janeiro, período em que o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ainda não tinha exigido contagem de presenças, a bancada fluminense só registrou o comparecimento de mais de quatro deputados em dois dias. Entre os mais faltosos estão Almerinda de Carvalho (PMDB), Júlio Lopes (PP), Itamar Serpa e Reinaldo Gripp (PL), com média de 29 ausências.