Título: A reforma da fábrica de chocolates
Autor: Hugo Miller
Fonte: Jornal do Brasil, 19/02/2006, Economia & Negócios, p. A22

A Nestlé, a maior fabricante européia de chocolate, recorreu a um chef espanhol com três estrelas recebidas do Guia Michelin para ajudar a revitalizar as vendas de sua principal marca de chocolate suíço.

Ferran Adrià, de 43 anos, está auxiliando a empresa a desenvolver novas variedades para sua marca suíça de chocolate Cailler, inclusive barras com sabor de chá de jasmim.

A empresa, com sede em Vevey, também na Suíça, pretende reconquistar fatia de mercado perdida para as variedades de chocolate de baixo custo e dos pequenos produtores de primeira linha.

- O preço está se tornando um argumento cada vez mais importante. A participação das marcas pequenas no mercado está aumentando. Nessas condições complexas, nossa força está nas nossas marcas - disse Luis Cantarell, diretor da divisão da Nestlé para a Europa.

As vendas de chocolate ao leite da Nestlé enfrentaram dificuldades em alguns mercados importantes, como o Reino Unido, em um momento em que os consumidores optam cada vez mais por chocolates mais amargos, com menos açúcar e mais cacau, ou compram barras de chocolate mais baratas.

A Cadbury, com sede em Londres, formalizou em maio a compra da Green & Black's, a fabricante de chocolates britânica de crescimento mais acelerado e especialista em chocolate orgânico, para aproveitar a demanda por essa variedade, rica em cacau.

As vendas de chocolates e doces responderam por 12% da receita da Nestlé, que atingiu de 86,77 bilhões de francos suíços, ou cerca de US$ 66,3 bilhões em 2004. O resultado auferido em 2005 ainda não foi divulgado.

A empresa não pretende, por enquanto, lançar o novo chocolate Cailler fora da Suíça, a não ser em lojas duty-free, disse Cantarell.

- Temos uma boa marca, que precisamos revitalizar. Quais serão os próximos passos? Veremos mais adiante - disse ele.

As vendas de chocolates e doces da Nestlé aumentaram 2,7% no mundo inteiro, mantidas constantes as taxas de câmbio, nos nove primeiros meses do ano passado. A Nestlé não notifica as vendas suíças por tipo de produto.

- Como um relógio que parou de andar, readequamos o mecanismo para colocar a Cailler de volta no presente e atrair novos consumidores - disse Nelly Wenger, diretora da divisão da Nestlé para a Suíça, referindo-se aos esforços de marketing da empresa.

O chef espanhol Adrià é conhecido por transformar alimentos em pratos aerados. Não por acaso, estão entre suas receitas um caviar de maçã feito com cloreto de cálcio.

O El Bulli, onde Adrià é o chef mais graduado, foi nomeado em 2002 o melhor restaurante pela revista Restaurant Magazine. Ele fica na Zona Norte de Barcelona.