Título: Prefeito faz discurso de candidato
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/02/2006, País, p. A3

Um dos tucanos mais cotados para disputar a Presidência pelo PSDB, o prefeito de São Paulo, José Serra, criticou ontem a política econômica do governo federal, comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Centrou o ataque na valorização do real frente ao dólar. - Essa valorização do real terá efeitos demenciais sobre o emprego no Brasil. É um abuso, vamos agora exportar turistas sem parar para Miami. Está havendo um populismo cambial exacerbado no Brasil - afirmou o tucano.

As críticas de Serra são semelhantes às reclamações que petistas faziam durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) - que manteve a paridade cambial entre o dólar e o real (de quase 1 para 1) até a sua reeleição.

José Serra disse que o câmbio atual - ontem o dólar fechou a R$ 2,118 - é uma ''irresponsabilidade histórica'', fruto de erro de política econômica e oportunismo eleitoral.

- Nós vamos pagar um preço altíssimo no futuro - afirmou o prefeito de São Paulo.

Serra não quis comentar as notícias publicadas pela imprensa no último final de semana, segundo as quais ele estaria acertando com caciques tucanos o lançamento de seu nome como candidato à sucessão do presidente Lula. Ele teria se comprometido com o ex-presidente Fernando Henrique, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, e o governador Aécio Neves (MG) a dar uma resposta sobre a candidatura até Quarta-Feira de Cinzas.

- A única coisa que estou decidido é dar um empurrão para a limpeza da cidade - afirmou um sorridente Serra na manhã de ontem, durante apresentação de um equipamento com jatos de tinta para limpar muros pichados.