Título: Tucanos desdenham o resultado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/02/2006, País, p. A2
Depois da divulgação da segunda pesquisa de opinião que, em menos 10 dias, mostra a recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida pela reeleição, a oposição tentava mostrar tranqüilidade. Os dois tucanos que aparecem na consulta, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra, tentaram diminuir a importância dos resultados. A subida de Lula é atribuída à exposição na mídia e às inaugurações classificadas como ¿eleitoreiras¿. Para bater Lula nas urnas, a orientação é partir para o ataque, com escândalo do mensalão, caixa dois do PT e denúncias de corrupção. Assim que os partidos escolherem os nomes para disputarem a sucessão, a briga promete ser acirrada.
Segundo Serra, que aparece com 31% no primeiro turno atrás de Lula (39%), a subida do presidente nas pesquisas está relacionada às viagens:
¿ Deveriam perguntar para a opinião pública o que todo mundo acha. É óbvio que ele está fazendo campanha ¿ disse. Serra afirmou que ainda é cedo para relacionar a pesquisa com o resultado das urnas. ¿ Entre as pesquisas e o resultado das urnas, há uma grande distância.
Em relação ao desempenho na pesquisa, Serra afirmou que ficou contente com o resultado.
¿ Para mim é de novo gratificante saber que estou bem situado entre a população brasileira, no conjunto, apesar de estar mergulhado no meu trabalho na prefeitura e de mal aparecer na imprensa nacional ¿ disse, acrescentando que isto não quer dizer que seja candidato.
O pré-candidato declarado do PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também tentou demonstrar tranquilidade com o resultado da pesquisa. Ele caiu de 20% para 17% nas intenções de votos. Alckmin ainda disse que as chances de Lula se reeleger são pequenas.
¿ Acho difícil o PT ter mais um mandato ¿ afirmou.
O governador atribuiu o bom desempenho de Lula ao que chamou do ¿monólogo¿ que o presidente faz hoje.
¿ Quem está na televisão full time é o presidente, mas isso muda com a campanha eleitoral ¿ relativizou.
Segundo Alckmin, a pesquisa Datafolha retrata o nível de conhecimento dos eleitores em relação aos candidatos, mas não a intenção de voto.
¿ Lula está recuperando o percentual que tinha anteriormente. Não há nenhuma mudança significativa ¿ afirmou o governador.