Título: Dirceu trabalha para Lula
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/02/2006, País, p. A2

O deputado cassado José Dirceu articula longe de Brasília, com jeito mineiro, o reforço para o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a reeleição. Fora do Congresso, Dirceu quer provar que ainda tem poder dentro do PT e busca apoio de políticos pelos estados. O último encontro foi um almoço com o ex-presidente Itamar Franco (PMDB), em Juiz de Fora, na terça-feira. Não só pediu apoio para Lula como abriu caminho para Itamar receber, ontem, o pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, Nilmário Miranda.

- O Dirceu possui agenda própria, tem envergadura para fazer as articulações, e ele está fazendo isso - reconheceu Nilmário, depois do encontro com Itamar em seu escritório no Centro de Juiz de Fora. - A idéia é fazer um grande bloco de apoio a Lula.

O presidente do diretório municipal do partido, Chico Oliveira, foi cicerone do ex-ministro da Casa Civil e confirmou o objetivo da visita:

- Na avaliação de Dirceu, Minas é estratégica para a reeleição de Lula.

Itamar confirmou ao JB que o ex-ministro pediu apoio e já trabalha por Lula nos bastidores, a fim de consolidar o caminho para a reeleição.

- O cenário é indecifrável - disse Itamar sobre o futuro, para em seguida apontar o motivo da avaliação. - A Câmara derrubou a verticalização mas o TSE ainda não decidiu se é para esta eleição. Isso dificulta qualquer diálogo. O PMDB tem uma parcela que gostaria de se acoplar ao Aécio (numa coligação) e outra que apóia a candidatura própria (no estado) - avaliou Itamar, deixando claro, contudo, que tem uma queda pelo apoio ao PT.

Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral analisa a questão da verticalização, a certeza do PT no cenário político é que não se pode desdenhar do poder de Itamar em Minas, segundo maior colégio eleitoral do país. O ex-presidente do BNDES e responsável pelo programa de governo do PMDB, Carlos Lessa - da ala de Anthony Garotinho - também visitou Itamar no mesmo dia que Dirceu. Da capital, Aécio Neves, segundo interlocutores, acompanha de perto os passos de Itamar, cujo prestígio é grande em visitas ao Palácio da Liberdade. Foi isso que fez Dirceu se deslocar para a terra do peemedebista.

Segundo a assessoria, Dirceu viaja pelo país a convite de diretórios do PT. Ele passará o carnaval em Nova York.