Título: Servidor do BRB terá aumento de 20%
Autor: Cristiane Madeira
Fonte: Jornal do Brasil, 23/02/2006, Brasília, p. D3

Depois de cinco anos sem revisão do plano de carreira e sem reajuste salarial, os funcionários do Banco de Brasília (BRB) terão este semestre um acréscimo de até 20% no pagamento. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do banco, Tarcísio Franklin de Moura, durante a divulgação do novo plano de cargos e salários, que prevê ainda a criação de novas funções no BRB, como agente de investimento, piloto de reserva, especialista de risco e especialista de crédito. Segundo Moura, a medida foi tomada porque a remuneração dos servidores estava muito abaixo da praticada no mercado. E também em razão da necessidade de responder com mais rapidez às demandas dos clientes.

- Treinávamos os funcionários durante meses e depois eles nos deixavam pelo concorrente, que pagava melhor. Queremos que essa rotatividade seja extinta. Precisamos valorizar o funcionário para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelo BRB. Com o salário compatível com o do mercado, ele trabalhará com mais entusiasmo e produzirá mais e melhor. Hoje, precisamos priorizar o desempenho, independente do tempo de carreira, que era o mais valorizado antes - analisou.

O estudo de revisão do plano começou há dois anos. Em reunião com o presidente do banco, o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz autorizou o aumento. O pedido agora precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração do BRB (Consad) e pelo Conselho de Política de Recursos Humanos de GDF (CPRH). A expectativa é de que o aumento esteja na conta do servidor no dia 1º de maio, numa referência ao dia do trabalhador.

Segundo informou o diretor de recursos administrativos e tecnológicos do banco, Ari Alves Moreira, os 2.150 funcionários do quadro receberão um aumento, que vai variar de acordo o referencial de outros bancos sobre a função exercida. O maior acréscimo ficará para os 350 servidores efetivados por meio dos dois últimos concursos realizados.

- São eles que recebem o menor salário do BRB, de R$ 850,00. A expectativa é aumentar esse valor em 20%, ou seja, passar para R$ 1.065,00. A prioridade é equiparar a remuneração com a do mercado. Por esse motivo, em contrapartida, os servidores que têm muito tempo de casa e que recebem salários maiores do que o referencial também serão beneficiados, porém com aumentos simbólicos. Nesses casos, o reajuste será ínfimo. Não podemos aumentar essa distorção - explicou.

O reajuste também é, segundo Moura, um presente aos funcionários pelo aniversário de 40 anos de fundação do BRB, completados este ano.