Título: Última chamada no INSS
Autor: Fernanda Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 24/02/2006, Economia & Negócios, p. A17

Termina hoje o prazo para que segurados da Previdência Social convocados em outubro do ano passado façam a atualização de seus cadastros e eliminem o risco de ter seus benefícios suspensos. Das 974 mil atualizações esperadas nesta primeira fase do recadastramento, 80% já foram efetuadas. Os editais de suspensão do benefício de quem não aparecer começarão a ser publicados no mês que vem. O dinheiro passa a ser retido em abril.

Ontem, o ministro da Previdência, Nelson Machado, explicou que mesmo após a suspensão dos pagamentos, o segurado terá três meses para procurar uma agência bancária e atualizar seu cadastro. Neste caso, no entanto, o dinheiro só será liberado em duas semanas. O objetivo do recadastramento é detectar fraudes pelos dados de beneficiários que não atualizaram os registros.

Em março, será iniciada a convocação para a segunda etapa do censo previdenciário. Cerca de 14,7 milhões de aposentados e pensionistas do INSS terão que renovar seus cadastros, a partir de abril. Esta etapa se estenderá até janeiro de 2007. Para saber em qual mês está agendado seu recadastramento, o beneficiário deve ficar atento aos avisos nos terminais bancários. Quem não precisar passar pelo censo - estão fora do recadastramento todos os que passaram a receber aposentadoria em 2003 - será avisado.