Título: Roriz assina contrato com o Bird
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/02/2006, Brasília, p. D3

O governador Joaquim Roriz e o secretário de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano, Tadeu Filippelli, assinaram ontem, em Washington, o contrato de financiamento com o Banco Mundial (Bird), programa Brasília Sustentável, com ações voltadas para saneamento, preservação e recuperação dos recursos hídricos do Distrito Federal e do Entorno. O programa prevê investimentos de US$ 115,2 milhões, dos quais US$ 57,6 milhões do Bird e igual valor de contrapartida do GDF. O documento foi assinado, também, pela diretora do Banco Mundial para Assuntos do Meio Ambiente, Laura Tuck, pelo embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Roberto Abdenur, pelo diretor presidente da Adasa, David de Matos, pela secretária de Captação de Recursos Financeiros, Rossana Cunha, e pelo gestor do programa, Célio Biavati.

Segundo Filippelli, o Brasília Sustentável busca implantar o equilíbrio entre a ocupação do território e o uso dos recursos naturais, especialmente os recursos hídricos. Está incluída no programa a proteção de seis bacias: do Lago Paranoá, dos rios São Bartolomeu, Descoberto, Preto, Maranhão e São Marcos.

Filippelli explicou que estão previstas ações para urbanização e saneamento da Vila Estrutural, retirada do lixão do Jóquei, esgotamento sanitário de Águas Lindas (GO), implantação de redes de esgoto em Vicente Pires, recuperação de áreas degradas e tratamento do lodo das Estações de Tratamento de Esgotos do Distrito Federal.

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) acrescentou que o programa começou a ser negociado há quase dois anos e que terá um papel importante, também, no fortalecimento institucional da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e do IBAMA.

O Programa Brasília Sustentável visa melhorar o equilíbrio entre a ocupação do território e o uso dos recursos naturais, especialmente os recursos hídricos do Distrito Federal e do Entorno. A proteção das bacias do Lago Paranoá, e dos cinco rios da região do DF, agora possibilitada, garantirá não só a qualidade da água, mas também o saneamento