Título: Para setor agrícola, foi ainda pior
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/02/2006, Economia & Negócios, p. A18

Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), os dados do IBGE não revelam a verdadeira situação da agricultura do país. A opinião é do chefe do departamento de economia da entidade, Getúlio Pernambuco. - Os dados não estão corretos porque pelas nossas informações houve uma retração da renda rural de 10%. Os produtores perderam quase R$ 17 bilhões no ano passado, o que contrasta com as informações do IBGE.

De acordo com o instituto, a agropecuária cresceu 0,8% em 2005. Já pelas estimativas da CNA, o desempenho do setor acompanhou a queda da renda do agricultor.

Para Pernambuco, os números do IBGE ''falseiam'' o que ocorre na economia nacional.

- Os dados do IBGE não refletem a situação da renda do país. A metodologia refere-se apenas à quantidade produzida e a diferença nos números é gritante em função da metodologia errada - acusa.

Para Pernambuco, o sinal amarelo na agricultura começou em 2004 e, em 2005, entrou no sinal vermelho. Os fatores responsáveis pelo baixo dinamismo do setor foram a depreciação do dólar frente ao real e a oferta mundial de commodities agrícolas, sobretudo a safra norte-americana, que refletiu-se nos baixos preços pagos aos agricultores. A perda da renda, disse, mostra a dificuldade de honrarem seus compromissos com bancos e fornecedores de insumos.