Título: Corrida pela aposentadoria
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/02/2006, Economia & Negócios, p. A20

Ontem foi o último dia para que 183 mil aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) evitassem a suspensão do pagamento de seus benefícios a partir de março. Estes aposentados fazem parte dos 974.592 mil convocados em outubro para participar da primeira fase do recadastramento do instituto.

A data-limite provocou uma corrida aos bancos. Somente o Banco do Brasil recadastrou 79.364 aposentados e pensionistas ontem. O resultado é mais do que dez vezes superior à média registrada pelo BB desde o início do processo, de 6.500 pessoas por dia.

O grande movimento de pessoas mostra que muitos aposentados que poderiam fazer recadastramento até o final de abril decidiram se antecipar para não correr nenhum risco de perder a aposentadoria. No total, 45 mil aposentados que têm conta no BB precisavam participar até ontem.

O Ministério da Previdência só terá uma estimativa de quantos benefícios foram realmente cancelados depois do carnaval. A razão da demora é o prazo de dez dias que os bancos têm para repassar ao ministério a atualização dos cadastros.

Os beneficiários que perderam o prazo poderão fazer o recadastramento posteriormente, mas o ministro da Previdênia, Nelson Machado, avisa que pode haver algum atraso para o benefício ser reativado.

A Previdência já vem desde outubro avisando esses segurados da necessidade de atualizar seus dados por meio de informes no caixa eletrônico do banco. Para fazer o recadastramento, o segurado precisa comparecer à agência bancária onde recebe o benefício, preencher um formulário e levar o CPF e um documento de identidade, que pode ser a própria carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte, carteira nacional de habilitação ou registro de conselho profissional.

Para a primeira etapa do censo previdenciário foram convocados 2,4 milhões de beneficiários em outubro, novembro e dezembro de 2005. Já a partir de 1º de março a Previdência planeja começar a fazer o recadastramento de outros 14,7 milhões de beneficiários. Essa segunda fase vai durar até julho de 2007.

Folhapress