Título: Água mineral a peso de ouro
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2006, Economia & Negócios, p. A17

A prática de beber água entre um copo e outro de cerveja não só evita a ressaca como faz do carnaval um período importante para a indústria de água mineral. As unidades de 350 ml e 500 ml - as mais procuradas no período - concentram cerca de 10% da comercialização anual das embalagens nos dias da festa. Juntas, representam cerca de 8% do faturamento anual do setor, de R$ 600 milhões, de acordo a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam).

Por isso, a Abinam lançou este mês a campanha publicitária Só agüenta quem bebe água em todo o país. Os esforços da Abinam contemplam a divulgação da frase em pontos estratégicos nas principais festas do país.

- A água é importante porque neutraliza os efeitos do álcool no sangue. O consumo este ano está 18% maior em relação ao ano passado puxado pelo carnaval e o forte calor no país - comemora Carlos Alberto Lancia, presidente da Abinam.

Marco Aurélio, diretor da Lindóia Genuína, afirma que em fevereiro as vendas são mais concentradas, porém em um período de tempo menor.

- Tudo é vendido nas duas primeiras semanas do mês do carnaval. A embalagem mais representativa é a de 500 ml. Nosso volume este ano para fevereiro foi de cerca de 6 milhões de litros de água - endossa Aurélio.

Outro item que não pode faltar é a água de coco, considerado isotônico natural porque repõe as perdas de sódio e potássio, além de hidratar. Apesar de não existirem dados oficiais do mercado, calcula-se que o envase chegue a 5 milhões de frutos por mês. A industrialização do produto, com embalagens vendidas nos supermercados, representa cerca de 10% do total.

O consumo anual chega a 660 milhões de litros de água de coco. Deste total, cerca de 80% são de cocos in natura. Após o envase industrial, a água de coco dura 12 meses sem perder as características. A receita gerada pelo coco anão no país, fruto mais adaptado à produção de água, é avaliada em R$ 560 milhões por ano.

É no verão, incluindo o carnaval, que a produção das empresas dobra. A Sococo, por exemplo, que já percebeu a força da festa, aproveita a época para fazer ações em blocos baianos como o Expresso 222, de Gilberto Gil.

- Além do produto normal, criamos uma água de coco com aroma de tangerina - adianta Catia Rodrigues, diretora de marketing da Sococo.

A Kerococo também investe na folia de São Paulo e de Salvador. No ano passado, no Rio de Janeiro, os produtos esgotaram-se no primeiro dia de carnaval.

- O mês do carnaval é muito importante para as vendas da empresa. Por isso, estamos fazendo ações de visibilidade da marca. Em fevereiro deste ano, o aumento nas vendas será superior a 50% em relação ao mesmo mês do ano passado - diz Andressa Almeida, gerente de novos negócios da Kerococo.

Nas Sendas, as vendas de isotônicos crescem 40% no mês do carnaval. Por isso, algumas lojas da rede varejista reforçam o estoque e, além disso, os gerentes ganham orientação sobre a importância do produto. O supermercado aposta na sua força: a marca própria da companhia representa quase a metade das vendas na rede.