Título: Marketing direcionado
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2006, Economia & Negócios, p. A17

A GlaxoSmithKline, dona das marcas Sonrisal, Sonridor e Sal de Frutas Eno, aproveita os primeiros meses do ano para veicular comerciais das marcas para impulsionar as vendas e orientar os foliões nos cuidados pós-bebedeira. Com o apresentador Serginho Groisman como garoto-propaganda, o Sal de Frutas Eno, por exemplo, ganhou esse ano o sabor guaraná. Além do sabor tradicional, a marca tinha ainda gosto de laranja.

- Existe uma tendência de aumento de consumo nos meses de verão. Sonridor também está no ar com uma sólida campanha publicitária estrelada pela atriz Malu Mader - explica Denise Costa, gerente de marketing da Glaxo para a área de consumer healthcare.

Ciléia Mendes Medeiros, gerente da Farma Life, no Fashion Mall, endossa as afirmações de Marcacini. Para ela, os produtos para combater a ressaca têm aumento significativo nas semanas que antecedem a festa,

- As vendas nessa época do ano chegam a crescer entre 50% e 60%. Os produtos representam entre 15% e 20% das vendas da loja - completa Ciléia.

O diretor comercial da Drogasmil, Ricardo Scaroni, estima um crescimento de 15% nas vendas durante o carnaval. Na loja do Shopping Nova América, por exemplo, a procura de itens para combater os efeitos colaterais da folia é significativa. O Engov, por exemplo, sai R$ 2,20, o Sal de Frutas Eno custa R$ 0,97 e o Sorridor é vendido a R$ 2,01.

- Sempre bebo com moderação, mas carnaval não dá para controlar. Para não sofrer com ressaca, vou apelar para os remédios - diz a advogada Flávia Max, que bebia em um bar com as amigas, as estudantes Caroline Lopes e Juliana Miguel.

Caroline concorda com Flávia:

- Isotônico é muito bom para recuperar da ressaca. Sempre tomo no dia seguinte - opina.

O Gatorade, por exemplo, investe, pela primeira vez em ações específicas para o carnaval. O produto, muito procurado por praticantes de exercícios físicos, acaba sendo utilizado também no combate à ressaca, já que é rico em sais minerais.

- O carnaval faz parte do verão. Só saberemos o impacto nas vendas do produto no próximo ano, já que estamos fazendo ação na data pela primeira vez - despista João Paulo Lucena, diretor de marketing da Gatorade.