Título: Está nervoso? Vai pescar!
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 28/02/2006, País, p. A3

Em entrevista ao programa semanal de rádio ''Café com o Presidente'', que foi ao ar ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil ''superou 2005'', e que - ao fim do Carnaval - ainda terá muito o que fazer até o fim do ano. O programa foi gravado na sexta-feira, antes de o presidente embarcar com sua família para a base da Marinha na Restinga de Marambaia, litoral sul do Rio, a 90 km da capital. Ao justificar seu descanso durante o Carnaval, o presidente classificou 2005 como ''muito sofrido'', mas repetiu seu otimismo em relação a este ano.

- Vou descansar porque é momento de muita reflexão, acho que nós tivemos um 2005 muito sofrido e acho que o Brasil superou isso - disse Lula que aproveitou o domingo para pescar na Baía de Sepetiba, numa lancha vigiada por várias outras embarcações da Marinha.

- Eu vou pensar muito porque tem muita coisa para fazer no ano de 2006. Eu sou muito otimista com 2006 e acho que tenho que aproveitar e pensar, descansar, e eu vou tomar um banho de mar - acrescentou o presidente em seu programa de rádio.

O governo Lula viveu sua mais grave crise política no ano passado devido às denúncias de corrupção envolvendo a administração federal e o PT, partido do presidente. No lado econômico, o país registrou um crescimento fraco. Mas, depois de ter registrado seus piores índices de popularidade no final de 2005, Lula reverteu o quadro e voltou a liderar a disputa eleitoral deste ano.

No rádio, ele admitiu que sempre fica incomodado em feriados prolongados, mas disse que ''as pessoas têm que descansar''.

- E eu acho que é sempre merecido, porque a vida das pessoas é dura no Brasil. As pessoas trabalham muito, muito mesmo, e quando têm chance de descansar, têm que descansar.''

O presidente fugiu de avaliações sobre sua popularidade após o escândalo do mensalão.

- Independentemente da máscara que as pessoas usem, o mais importante é como está a alma das pessoas.

Ontem, o jornal espanho El Pais deu destaque a Lula. Afirmou que o grande problema do presidente para uma eventual disputa à reeleição ''poderia vir precisamente do que, aos olhos do exterior, ia melhor para ele: a economia''.

O jornal disse ainda que a oposição voltou a levantar a cabeça com a notícia, que caiu como uma bomba no governo às vésperas do Carnaval, de que o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil, de 2,3%, foi o menor da América Latina, maior apenas do que o do Haiti. No início do ano passado, o governo estimava crescer entre 4% e 5%.

O jornal explica a recuperação da popularidade do presidente, segundo recentes pesquisas, e conclui que o crescimento econômico abaixo do esperado será cobrado do petista na campanha presidencial.