Título: Magela já fala como candidato do PT
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 28/02/2006, Brasília, p. D3

A 26 dias das prévias do PT, os pré-candidatos do partido ao GDF ainda não chegaram a um acordo. O presidente da legenda no Distrito Federal, deputado Chico Vigilante, aposta no entendimento dos seis nomes inscritos antes da realização da eleição interna do partido: Chico Floresta, Geraldo Magela, Cláudio Santana, Arlete Sampaio e Carlos Roberto. - Continuo insistindo na necessidade de entendimento entre os candidatos para que a gente não tenha as prévias e comece logo a elaboração de programa de governo - diz Vigilante.

Vigilante afirmou que pretende se esforçar para construir uma frente de centro-esquerda no DF envolvendo PSB, PCdoB, PT e talvez o PL. Quanto à frente de esquerda que está sendo organizada pelo PPS e pelo PDT, o deputado demonstrou interesse em conversar, mas disse que o PT não abrirá mão de ter candidato próprio.

Para Geraldo Magela, um dos pré-candidatos ao Buriti pelo PT, a união da esquerda no primeiro turno pode acontecer, mas é mais provável que seja firmada no segundo turno.

- A união da esquerda é o ideal, mas não é imprescindível para o cargo de governador no primeiro turno . Defendo que todos nós tenhamos um único candidato a senador - afirma Magela.

O petista preferiu não escolher um nome como candidato ao Senado pela esquerda, mas citou o nome do deputado federal Sigmaringa Seixas, da deputada Arlete Sampaio, inscrita para as prévias do PT para o GDF e do ministro dos Esportes, Agnelo Quiroz, pré-candidato ao GDF pelo PCdoB.

- Tem de ser um nome que unifique as esquerdas - ressalta Magela.

O pré-candidato petista chega de Fortaleza na quarta-feira e pretende recomeçar as negociações para viabilizar um apoio ao seu nome nas prévias do PT.

- Estamos conversando com as forças políticas para tentar viabilizar apoio. Esta semana é de intensificação das negociações. Se alguém tiver que desistir essa é uma hora bastante propícia - diz.

Os pré-candidatos que desistirem esta semana ainda terão tempo de se inscrever para deputado federal até sexta-feira. Um mesmo candidato pode estar inscrito em mais de um cargo.

Magela chegou a pensar em se candidatar a deputado federal, mas desistiu. Ele aposta que os correligionários desistirão da prévia, mas se não houver acordo, não teme derrota nas eleições internas do partido.

- Estou otimista. Tenho condições de fazer um bom acordo ou de participar da prévia e ser escolhido como o candidato - revela.

Outro pré-candidato ao GDF pelo PT, o deputado Chico Floresta acredita que o acordo seria possível se houvesse mais tempo para discussões. Ele sugere que as prévias, marcadas para 26 de março, sejam adiadas. Segundo ele, a decisão cabe ao presidente do partido no DF.

O deputado Chico Vigilante não vê possibilidade de adiar as prévias.

- O ideal é que as prévias tivessem acontecido no ano passado. O adiamento pode colocar o partido em situação de dificuldade e de aparente crise coisa que não existe - argumenta.