Título: Lula volta a se comparar com JK
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 04/03/2006, País, p. A4

A visita do primeiro-ministro da República Tcheca, Jiri Paraoubek, ao Brasil foi usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como palanque para campanha. Paraoubek foi recebido por Lula com um almoço no Itamaraty. O ''gancho'' para a propaganda eleitoral foi a origem tcheca do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Lula voltou a se comparar ao antecessor, que governou o país de 1956-1961.

- Todos devem seguir o exemplo de Juscelino Kubitschek, que soube transformar seus sonhos em conquistas e benefícios para o Brasil.

Sem modéstia, Lula destacou feitos de seu governo. Disse que as exportações foram duplicadas desde o início de sua gestão, que o equilíbrio fiscal e a estabilidade da moeda estão assegurados, aumentaram os níveis de escolarização e também destacou políticas sociais.

Os dois estadistas enfatizaram as boas relações diplomáticas entre os países e destacaram a necessidade de ampliar os acordos bilaterais de cooperação econômica. Lula afirmou que nos últimos três anos o comércio entre Brasil e a República Tcheca triplicou. E que há potencial para ampliá-lo.

- A República Tcheca produz equipamentos sofisticados de interesse para projetos de desenvolvimento industrial e de infra-estrutura no Brasil. Por sua vez, o Brasil pode fornecer variada gama de bens, desde produtos de base até aeronaves de última geração - disse Lula.

A República Tcheca concluiu a transformação econômica, e a economia do país tem registrado crescimento de 5% anuais - indicador superior ao do Brasil, que no ano passado chegou a 2,3%.