Título: Doença atinge mamífero na Europa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 01/03/2006, Internacional, p. A15

A gripe das aves avança na Europa e desta vez atingiu um animal mais próximo do homem na cadeia evolutiva. Pela primeira vez um caso do vírus H5N1 foi detectado na União Européia num mamífero: um gato encontrado morto na Alemanha.

Testes realizados confirmaram que o animal carregava uma variante do vírus H5N1 da gripe das aves. Esse é o primeiro caso num país europeu de contaminação entre ave e mamífero, anunciou ontem o laboratório nacional veterinário alemão Friedrich Loeffler.

- Estamos realizando análises para determinar se o vírus é o da cepa altamente patogênica, que contagiou várias pessoas na Ásia e na Turquia informou o laboratório.

A instituição também afirmou que já é sabido na Ásia que os gatos podem se contaminar se comerem aves infectadas com o vírus.

Os europeus são conhecidos como amantes de animais domésticos e a infecção de um gato pode levar pânico entre os habitantes. Mas especialistas avisam que o ocorrido não aumenta as chances da transmissão para humanos.

A gripe das aves avança no Sul da Alemanha onde foram detectados, na Baviera, dois casos de aves selvagens na margem do lago de Constance. Cinco dos 16 estados alemães já foram atingidos pelo vírus H5N1.

Na Rússia, o estado de emergência foi decretado num distrito da região de Krasnodar, no Sudoeste do país, depois da detecção do vírus H5N1 em aves de uma criação que perdeu 100 mil animais em uma semana. Cerca de 180 mil aves foram sacrificadas no Daguestão, república do Cáucaso do Norte já atingida.

- A cada dia um novo país é atingido. A gripe das aves vai chegar ao mundo inteiro, sem dúvidas - afirmou o Dr. Anthony Fauci, chefe do Instituto Americano de Alergias e Doenças Infecciosas, numa conferência em Washington.

Ontem surgiu a primeira suspeita da doença no continente americano. Autoridades sanitárias foram enviadas ontem à ilha de Inagua, no Sul das Bahamas, para investigar se uma série de mortes de aves está ligada à ao vírus da gripe das ave. Nos últimos dois dias, 15 flamingos da ilha foram encontrados mortos sem ferimentos aparentes.