Título: Janene quer se aposentar
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/03/2006, País, p. A2

Depois de conceder aposentadoria aos ex-deputados Paulo Rocha (PT-PA) e José Borba (PMDB-PR), a presidência da Câmara analisa agora a possibilidade de incluir na lista o deputado José Janene (PP-PR), que não renunciou ao seu mandato mas está afastado das atividades parlamentares desde setembro do ano passado devido a uma cardiopatia grave. Todos são citados no esquema que envolveu o chamado mensalão do valerioduto.

Segundo laudos médicos, a doença impede o deputado de voltar às atividades no Legislativo e principalmente de responder a processo no Conselho de Ética da Câmara. Janene aparece como beneficiário de R$ 4,1 milhões que teriam sido sacados pelo seu assessor, João Cláudio Genu, das contas do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. O ex-líder do PP explicou que o partido passava por problemas financeiros e que, com parte do dinheiro, o PP pagou um advogado que defenderia um integrante da bancada.

As renúncias de Borba e Rocha ocorreram no dia 17 de outubro do ano passado, às vésperas do início do processo contra os dois no Conselho de Ética.