Título: Eleições são marcadas por fraude
Autor: Arthur Ituassu
Fonte: Jornal do Brasil, 23/11/2004, Internacional, p. A7

Resultados indicam vitória de candidato pró-Rússia

Com 99,14% dos votos apurados, o primeiro-ministro ucraniano, Viktor Yanukovich, foi apontado vencedor das eleições presidenciais de domingo, em um pleito considerado fraudulento por muitos observadores internacionais. O candidato da oposição, Viktor Yushchenko, pediu à população que exerça desobediência civil e 50 mil manifestantes estavam, até ontem à noite, reunidos na praça principal da capital Kiev, protestando contra o resultado, considerado suspeito.

As eleições ucranianas são tidas como fundamentais para os planos do presidente russo, Vladimir Putin, de retomar o controle das ex-repúblicas soviéticas, como publicado pelo Jornal do Brasil, no domingo. Putin, em visita ao Brasil, ligou para Yanukovich para parabenizá-lo do resultado e disse que o pleito foi ''convincente''. O atual primeiro-ministro ucraniano foi apoiado por Moscou durante a campanha.

Por outro lado, Washington exigiu investigações sobre as denúncias de fraudes e a Casa Branca afirmou que as relações com a Ucrânia serão rediscutidas se não houver uma revisão total sobre as as irregularidades.

- Fizemos um relatório sobre o primeiro turno, que foi altamente suspeito, e nenhum esforço por parte do governo foi feito para que houvesse melhorias para o segundo turno - afirmou, ao JB, de Kiev, a porta-voz da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Urdur Gunnarsdottir. A OSCE enviou 600 monitores que trabalharam durante 3 meses no pleito.

- É difícil prever o que vai acontecer agora mas o fato é que há muitas suspeitas de fraude, em especial nas zonas de população russa - informou Gunnarsdottir.

Segundo os observadores, alguns postos eleitorais de Donetsk e Luhansk, por exemplo, onde o governo tem forte apoio, apresentam um comparecimento maior do que o número registrado de eleitores. Em outros, há níveis de comparecimento entre 96% e 88%, quando a média nacional foi de 79%.

- Estes números de comparecimento são irreais - afirmou Gunnarsdottir.

As organizações que monitoraram o pleito também reclamam que foram impedidas de trabalhar em muitos postos em áreas dominadas pelo voto russo, partidário de Yanukovich.

O Comitê Central Eleitoral, que promete divulgar o resultado oficial até 6 de dezembro, contabilizou 49,4% dos votos para Yanukovich, contra 46,7% para Yushchenko. Pesquisas independentes apontavam, antes do anúncio do resultado, uma vitória da oposição com uma margem que variava entre 6 p.p. e 11 p.p.

Em Kiev, 50 mil pessoas se reuniram em apoio a Yushchenko. Outras 10 mil pessoas protestaram em Lviv, bastião nacionalista na região Oeste do país.

- Lançamos um movimento de resistência civil. A ação só está começando. Não abandonem a Praça da Independência até a vitória - declarou Yushchenko, lembrando os momentos que antecederam a queda do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic. - Ganhamos e ponto - acrescentou o líder da oposição, após ter sido apresentado à multidão como o ''presidente eleito da Ucrânia''.

Canadá e União Européia, além do senador americano Richard Lager, enviado dos EUA ao país, declararam que houve ''várias violações'' na eleição. Há suspeitas de que funcionários públicos e estudantes foram coagidos a votar no candidato do governo.