Título: Líderes definem as pautas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2006, País, p. A3

BRASÍLIA - Passado o mal-estar sobre o recesso parlamentar no fim do ano e o esforço para apagar a imagem desgastada com as faltas de parlamentares, os presidentes da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), definem hoje, durante reunião com os líderes partidários das duas Casas, o esquema de funcionamento do Congresso durante o segundo semestre deste ano.

Segundo Calheiros, é necessário um esforço concentrado de votações para o final deste ano. A preocupação é evitar que o Congresso fique totalmente paralisado durante o período eleitoral.

- Não nos preocupamos com o primeiro semestre, o Congresso sempre funcionou normalmente. Temos que definir, no entanto, uma estratégia de trabalho para o segundo semestre deste ano - afirmou.

Calheiros defendeu o estabelecimento de uma agenda positiva para o país, com a aprovação de matérias voltadas para o desenvolvimento e a realização de um esforço concentrado na Câmara e no Senado, antes e depois das eleições de outubro.

- Temos que listar uma pauta conjunta da Câmara e do Senado. Sempre sustentei a necessidade de uma agenda voltada para os interesses do país - reforçou.

Pelos cálculos dos líderes partidários, a votação de matérias importantes para o país, como defende Calheiros, está comprometida para este ano. Além do fim das duas CPIs em funcionamento, dos Bingos e dos Correios, há as convenções partidárias marcadas para junho e o recesso parlamentar que ocorre em julho.

O Congresso retoma seus trabalhos em agosto em pleno período eleitoral. Uma das propostas em estudo - e uma das mais viável - é fazer duas semanas de esforço concentrado em agosto e depois, no final de outubro, quando os deputados já estão liberados das disputas eleitorais, mesmo se houver necessidade de segundo turno nas disputas para os governos estaduais e para a Presidência da República.