Título: Tribunal elege presidente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2006, País, p. A3

BRASÍLIA - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu ontem o presidente da entidade. Pelo sistema de rodízio por antiguidade, o sucessor do ministro Edson Vidigal será o atual vice-presidente, Raphael de Barros Monteiro. A Corte Especial do STJ também aprovou ontem a lista de quatro desembargadores para suceder os ministros Sálvio de Figueiredo e Franciulli Netto, recentemente aposentados.

Foram eleitos, em primeira votação, os desembargadores Humberto Eustáquio Soares Martins (Alagoas), Jorge Mussi (Santa Catarina) e Massami Uyeda (São Paulo). O desembargador Joaquim Herculano (Minas Gerais) foi escolhido, na segunda votação, com 18 votos. A Corte Especial do STJ é integrada pelos 21 ministros mais antigos. Dois ministros serão indicados ao Senado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Concorreram à lista para as duas vagas abertas no STJ, destinadas ao terço dos integrantes dos tribunais de Justiça estaduais, 230 desembargadores. Os outros dois terços são preenchidos por juízes dos tribunais regionais federais e do Ministério Público, sempre em listas aprovadas pela Corte Especial.

Até agora, Lula nomeou apenas três dos 33 ministros do STJ: Castro Meira, Hélio Quaglia e Arnaldo Esteves Lima. Vai nomear ainda um quarto, em vaga destinada a advogados, com base numa lista elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil.