Título: PT sonha alto nas eleições
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2006, País, p. A4

BRASÍLIA - O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, afirmou ontem que o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, não deve deixar a pasta para trabalhar na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Berzoini classificou como ¿boatos¿ os comentários de que o ministro poderia se licenciar temporariamente do governo para tratar da candidatura de Lula. Ontem, durante encontro com secretários de organização do partido em Brasília, os petistas calcularam que, mesmo com a crise, pretendem fazer seis governadores. O partido quer ainda alcançar um milhão de filiados até o fim do ano. Hoje, a legenda conta com 870 mil. Berzoini reiterou que Palocci é peça-chave para a estabilidade econômica e por isso deverá se manter no cargo. Acusado de ter mantido um esquema de recebimento de propina na prefeitura de Ribeirão Preto, durante sua gestão, Palocci vem sendo aconselhado por aliados a manter-se no governo e garantir o foro privilegiado.

¿ Não faria sentido uma licença para quem é ministro. É um cargo de confiança do presidente. Não há razão para o afastamento do ministro porque ele é fundamental na política econômica ¿ disse.

Os petistas aguardam decisão sobre a verticalização nas próximas eleições para acertar a chapa presidencial e começar a desenhar as alianças. Com isso, o trabalho de coordenação vem sendo exercido por auxiliares de Lula como o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci.