Título: Novidades de farda
Autor: Marcello Gazzaneo e Marco Antonio Barbosa
Fonte: Jornal do Brasil, 06/03/2006, Rio, p. A5

Depois de levar tropas para favelas dos complexos do Alemão e da Maré, o Exército estendeu ontem sua operação para as comunidades dos morros da Providência (Centro) e do Dendê (Ilha do Governador). A intervenção na Providência começou na parte da manhã; na Ilha, o Exército chegou por volta das 13h. Em ambas as comunidades, os soldados limitaram-se a interditar as vias de acesso. - Eles (os soldados) chegaram aqui há algumas horas e estão aí parando carros e revistando a molecada que sobe o morro. É chato, mas acho que incomoda menos do que a PM - afirmou, na tarde de ontem, o comerciante José Ramos, que tem um bar na subida do Morro do Dendê.

Ainda no Dendê, a equipe do JB flagrou a inexperiência dos militares em situações de policiamento urbano gerando uma pequena confusão. Depois de pararem um Gol branco, placa KOC-9836, os soldados perderam de vista o motorista do carro, que saiu do veículo e se afastou. Mas foi apenas um susto. Depois de alguns minutos de tensão, o rapaz retornou: tinha ido comprar um botijão de gás.

- Por aqui está tudo tranqüilo, mas não podemos relaxar - afirmou um soldado que não quis se identificar (os militares têm ordem de não falar com a imprensa).

No Alemão a situação está calma em relação à presença ostensiva do Exército em cada esquina. Os moradores se assustaram com a chegada dos soldados na tarde de sexta, mas no sábado e no domingo conviveram com naturalidade e encaram a ocupação como uma novidade. A presença de tanques na subida ao morro gerou fatos curiosos. Um casal de namorados, que pediu para não ser identificado, tirou fotos ao lado de um blindado na subida de Nova Brasília.

- Nunca tinha visto um tanque de guerra. Não é sempre que um desses aparece por aqui - divertiu-se o morador.