Título: Força Nacional longe do Rio
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 07/03/2006, Rio, p. A7

Treinada em favelas cariocas para atuar em situações de confronto, a tropa da Força Nacional, composta por 600 policiais de diferentes estados, descansa em casa. Depois de passar pelo treinamento do Batalhão de Operações Especiais (Bope), pelo Rio Grande do Sul e pela Paraíba, os militares voltaram aos seus batalhões de origem. De acordo com o Ministério da Justiça, que abriga a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a equipe vai reforçar a segurança durante os Jogos Pan-Americanos, de 2007, e depois ficará de prontidão em todo o estado. A decisão sobre a possibilidade de deslocar a Força Nacional para o Rio de Janeiro compete ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, por meio do secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Correia.

Procurado pelo Jornal do Brasil, o secretário não retornou as ligações para comentar a possibilidade de enviar a Força Nacional para atuar com o Exército nos morros ocupados - Dendê, Complexo do Alemão, Complexo da Maré e Mangueira. A assessoria do secretário informou que Luiz Fernando Correia passou o dia conduzindo uma cerimônia de entrega de equipamentos ao batalhão de Polícia Militar de Rondônia.

A Força Nacional foi criada pelo Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, com a finalidade de preservação da ordem pública em qualquer parte do território nacional e prevê a adesão dos estados interessados.