Título: Complexo Cultural entra na reta final
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 06/03/2006, Brasília, p. D1

Apesar do cronograma apertado, o governo pretende manter a data de entrega das obras do Complexo Cultural da República. A inauguração do Museu, da Biblioteca e da praça de ligação entre os dois prédios está marcada para o dia 30 deste mês. A obra custou aos cofres públicos do Distrito Federal cerca de R$ 75 milhões e era a última para concluir o projeto final da Esplanada dos Ministérios, como projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa. Ao contrário da previsão inicial, a abertura do complexo não contará com a exposição retrospectiva sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, embora a mostra deva acontecer ainda este ano. A decisão de adiar a exposição levou em conta a grandiosidade do projeto, que não poderia ser concluído antes de abril.

¿ Estamos trabalhando com um cronograma arrojado para concluir as obras até o dia 30. Para finalizar o projeto falta o acabamento do Museu e detalhes de divisória e carpete da Biblioteca. O mais demorado será a conclusão da praça cimentada que fica entre os dois prédios ¿ afirmou Tadeu Fillipelli, secretário da Agência de Infra-estrutura e Desenvolvimento Urbano.

Parcerias Para montar o acervo permanente do Museu e da Biblioteca, o secretário de Cultura, Pedro Borio, está se reunindo com diretores de outras instituições culturais do País. O acervo de colecionadores também terá abrigo no Complexo Cultural da Esplanada dos Ministérios.

No último dia 21, o governador Joaquim Roriz recebeu o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, na Residência Oficial de Águas Claras para iniciar as negociações sobre a parceria entre o ministério e a nova biblioteca. O governo também tentará estender o depósito legal de livros à Biblioteca de Brasília. O depósito garante a doação de exemplares de todas as obras publicadas no País.

Com a conclusão das atividades carnavalescas, que detiveram a atenção da Secretaria de Cultura neste início de ano, as discussões sobre o acervo e a programação do Conjunto Cultural serão retomadas.