Título: Cidade Digital sem embaraço
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 09/03/2006, Brasília, p. D5

No último dia do prazo, o vice-presidente da República, José Alencar, sancionou a lei que amplia o Parque Nacional de Brasília. Após a publicação da norma, a Cidade Digital começará a sair do papel. O local funcionará como um pólo de Tecnologia. O governo do Distrito Federal espera gerar 40 mil empregos na área. A sanção agradou o Banco do Brasil. A instituição financeira deve construir um Data Center na Cidade Digital até dezembro de 2007. A construção deverá custar R$ 300 milhões. O banco deve investir mais R$ 2 bilhões em equipamentos de tecnologia.

- Estávamos aguardando a sanção. Esperávamos a liberação da área para continuar as negociações. Agora oficializaremos o acordo com a Caixa Econômica Federal - comemorou Jesualdo Conceição Silva, diretor executivo de Tecnologia do Banco do Brasil.

Segundo Silva, a instituição tem interesse em construir o Data Center em Brasília pela proximidade do Centro de Tecnologia do Banco do Brasil, localizado no final da W3 Norte.

- A perspectiva de criação do parque tecnológico em Brasília amplia as chances de produção de recursos de trabalho na área de tecnologia da informação. O Banco do Brasil e a Caixa demandam muito esses serviços - afirmou Silva.

Ele ressaltou, também, a preocupação do banco com o meio ambiente.

- O projeto conseguiu conciliar uma série de fatores importantes para Brasília - analisou.

Para o senador Paulo Octávio (PFL-DF), a ampliação do Parque Nacional representa um ganho extraordinário para Brasília.

- A Cidade Digital significa a inclusão de Brasília no futuro tecnológico do Brasil - informou o senador, segundo sua assessoria de imprensa.

A liberação da área para construção depende, agora, do licenciamento ambiental que deverá ser feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).