Título: Gripe aviária atinge o quarto país africano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 13/03/2006, Internacional, p. A14

Camarões se tornou ontem a quarta nação africana a registrar um caso de gripe aviária depois de o vírus H5N1 ter sido encontrado numa criação de patos, ao Norte do país. Nigéria, Egito e Níger já haviam registrado casos da doença.

A autoridade federal de Camarões responsável pela criação de animais, Sarki Aboubakary, explicou que o vírus foi identificado pelo Instituto Pasteur, em Paris, em amostras coletadas de patos mortos na fazenda da cidade de Maroua.

A província mais ao Norte de Camarões faz fronteira com a Nigéria, onde o primeiro caso de gripe aviária na África foi confirmado em 8 de fevereiro.

Nenhum caso em seres humanos foi detectado no continente até agora. Diversos nigerianos passaram pelo teste.

Aboubakary declarou, ainda, que as autoridades sanitárias de Camarões sacrificaram o restante da criação de patos da fazenda de Maroua, fecharam mercados da região e colocaram os serviços veterinários do país em estado de alerta vermelho.

Testes estavam sendo feitos em animais de outras fazendas da região, e o governo estava se preparando para iniciar uma campanha de vacinação, caso necessário, acrescentou o ministro.

À medida que a doença se espalha pela África, especialistas internacionais avaliam que o continente mais pobre do mundo, que já luta contra a Aids e a malária, pode não estar preparado, em termos de informação e recursos, para combater essa nova ameaça.

Camarões, assim como os demais países que têm limites com a Nigéria, já baniram as importações de aves do vizinho. Suspeitas de casos da doença no Gabão, que faz fronteira com Camarões pelo Norte, Etiópia, Gâmbia e Serra Leoa estão sendo investigadas. A gripe aviária já matou 97 pessoas na Ásia e no Oriente Médio desde 2003.