Título: Governador em clima de favoritismo
Autor: Marcos Seabra
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2006, País, p. A3

Às vésperas da escolha do pré-candidato do PSDB, correm burburinhos de que a próxima pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Ibope, vai mostrar vantagem do governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, sobre o prefeito José Serra (PSDB-SP) na disputa pela Presidência.

- Alckmin está em vantagem - adiantou a gerente de pesquisa do Ibope, Márcia Cavallari.

Enquanto o resto do Brasil conhece o governador como ''picolé de chuchu'', os habitantes do pequeno município de Pindamonhagaba, no Vale do Paraíba, dizem que a temperança de Alckmin é qualidade de quem é ''certeiro''. Os conterrâneos do tucano mantêm a discrição para não comemorar de véspera a escolha do tucano como candidato da sigla, porque não soltam rojão antes da hora.

- O pessoal aqui é na moita. Mas todo mundo acredita muito. Para mim, o nome do Alckmin já estava garantido desde dezembro - observou o jornalista Carlos Marcelo.

Alckmin, ou''Geraldim'', como a ele se refere a recepcionista da prefeitura, Solange Freire, arrastando o sotaque do interior de São Paulo, é unanimidade em Pinda. Solange se derrete ao falar do tucano que foi prefeito da cidade aos 24 anos. Conta que ele é tratado como celebridade quando visita a cidade. Toma café nos botequins, pergunta pelos habitantes mais idosos e recebe convite para batizar os filhos dos casais jovens.

- Em Pinda nós somos muito Geraldinho - declarou a recepcionista.

A alegria, em Pindamonhangaba, também passa devagar. Com a mesma fala mansa do pré-candidato, a vereadora Myriam Alckmin, sobrinha do governador, está certa de que o tio será o rival de Lula pela Presidência.

- Nós estamos muito confiantes de que ele será escolhido. Tudo está muito parecido com véspera de eleição. Se ele for indicado, precisamos comemorar - anunciou Myriam.