Título: Duda quer ficar calado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2006, País, p. A4

O marqueteiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Duda Mendonça, conseguiu ontem no Supremo Tribunal Federal liminar para depor amanhã, pela segunda vez, na CPI dos Correios, na qualidade de investigado e não de testemunha, a fim de ter o direito de permanecer calado e de não responder a perguntas que possam incriminá-lo. O ministro do Supremo Gilmar Mendes concedeu a liminar dando salvo-conduto ao publicitário. O pedido para que não corra o risco de prisão foi ajuizado logo cedo por seus advogados, no Supremo Tribunal Federal A CPI dos Correios marcou para amanhã o novo depoimento de Duda Mendonça, em face de novas informações relativas a contas que teria no exterior, além da conta ''Dusseldorf'', aberta nas Bahamas pelo responsável pela publicidade e marketing do presidente Lula, na vitoriosa campanha eleitoral de 2002.

A defesa de Duda Mendonça, na petição ao Supremo, argumenta que ele já compareceu à CPI, em agosto do ano passado, espontaneamente, e ''esclareceu sua relação com as campanhas políticas que realizou para o PT, principalmente em 2002''.

Sustentam ainda os advogados que, desde então, o empresário tem sido alvo de ''intensa investigação'' por parte da comissão e das autoridades judiciárias, tendo também prestado depoimento, em fevereiro, à Polícia Federal.

Assim, a defesa do marqueteiro Duda Mendonça argumenta que o cliente não pode mais ser considerado testemunha, mas sim investigado.