Título: Central de computador é desligada e CPI perde dados
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2006, País, p. A4

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou ontem que a comissão perdeu o trabalho feito até agora para a identificação de novos parlamentares que teriam se beneficiado do esquema do mensalão. Isso porque uma central de computador foi desligada no fim de semana. Um técnico da CPI estava alimentando o programa ''I2'' com os nomes de todos os assessores de deputados e senadores. O objetivo era fazer um cruzamento para verificar se eles sacaram dinheiro das contas do publicitário Marcos Valério ou se receberam depósitos.

- Alguém inadvertidamente ou de propósito desligou a central do I2 e perdemos o serviço. Estamos realimentando o sistema, o que vai levar dois dias - disse Serraglio. Segundo ele, há um aviso, na tela do computador, para não desligá-lo sob pena de perder o trabalho. Faltam oito dias para a apresentação do relatório final.

O relator disse, entretanto, que até agora não havia surgido o nome de nenhum outro parlamentar além dos 19 já listados pela CPI no final de agosto.

- Há o caso do Nilton Baiano - ressalvou .

O nome de Baiano (PP-ES) apareceu em outro processo: o que investiga supostos desvios de dinheiro de fundos de pensão para o valerioduto. O assessor de imprensa do deputado, Renato Paolielo, recebeu R$ 100 mil, no dia 28 de julho de 2004, da corretora Euro, que operava para as entidades de previdência.

A investigação em relação à Euro estava limitada por uma liminar do Supremo Tribunal Federal que impedia a divulgação de seus dados bancários pela CPI. A medida foi derrubada.