Título: Governo reforça segurança pública
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 14/03/2006, Brasília, p. D3

O Comando de Policiamento Regional Leste ganhou ontem reforço de 90 policiais da Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam), que se somarão ao efetivo existente de 320 policiais. A intenção é coibir a violência e a criminalidade nas cidades de Sobradinho, Planaltina, Paranoá e São Sebastião. No lançamento da Rotam, o governador Joaquim Roriz afirmou que o novo grupo, que conta com 300 policiais, completa o projeto de segurança em todo o Distrito Federal.

- A Rotan vai potencializar o trabalho da Polícia Militar. Atenderá ocorrências policiais de médio e grande potencial ofensivo. Auxiliará o pessoal do serviço externo. Vamos investir pesado no combate ao crime, custe o que custar - disse Roriz.

O restante da equipe da Rotam - 210 policiais - vão auxiliar os comandos regionais Oeste (Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Gama e Santa Maria) e Metropolitano (Plano Piloto, Cruzeiro, Guará, Lago Sul e Lago Norte).

O comandante da Regional Leste, coronel Luiz Augusto Penna, explicou que além dos agentes nas ruas, seis viaturas e oito motocicletas vão auxiliar no combate à violência. Segundo ele, a Rotam é uma tropa de rápida intervenção de combate ao crime urbano. O reforço dado à região Leste representou um investmento de R$ 616 mil.

- Há uma grande diferença entre a Rotam e o restante dos policiais militares. Os primeiros trabalham em equipe de, no máximo, cinco pessoas, estando prontos para operações rápidas e com alto grau de dificuldade. Já os demais soldados atuam, geralmente, em duplas - explicou coronel Luiz Augusto Penna.

Modernidade - O secretário de Segurança, Athos Costa de Faria, disse que o novo efetivo combaterá de forma mais eficaz o crime, principalmente de seqüestro-relâmpago e assalto à mão armada. Ele afirmou que a modernização é necessária e que a segurança pública e merece uma atenção especial para se adequar às técnicas mais recentes de combate aos crimes.

-Já foi o tempo do policiamento de dupla, os chamados ''Cosme e Damião. O crime vem crescendo a uma velocidade espantosa. O meio de neutralizar essas quadrilhas que insistem em agir na cidade é com um policiamento moderno, com mobilidade, comunicação e rapidez - afirmou Athos de Faria.

Big Brother - Desde dezembro, 13 câmeras foram instaladas nas principais saídas e entradas de Sobradinho, abrangendo Sobradinho 2 e a Fercal. O objetivo é acompanhar movimentações de pessoas suspeitas, principalmente perto de agências bancárias. Quando há algum tipo de ação duvidosa, o 13º Batalhão de Polícia Militar é acionado. Agora, com o apoio da Rotan o serviço ganhará mais agilidade.

Para o comandante do 13º Batalhão, tenente Francisco Carlos Niño, o sistema tem dado resultado. Ele afirma que os casos de estelionatos foram reduzidos a quase zero na cidade.

O monitoramento eletrônico está instalado também no Plano Piloto. Já existem câmeras em pontos estratégicos como Rodoviária, Setor Comercial Sul, Torre de TV, Conic e Conjunto Nacional. Até o início de abril, Taguatinga e Ceilândia também serão cobertas pelo novo sistema.