Título: Ironia e elogio ao tucano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/03/2006, País, p. A5

Um dia após o PSDB ter anunciado Geraldo Alckmin como o candidato do partido ao Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Aracaju (SE), elogiou o governador paulista e foi irônico ao comentar a batalha tucana que deixou o prefeito de São Paulo, José Serra, fora da disputa. Quando perguntado se Alckmin seria um rival difícil, o presidente alfinetou:

- Acho que Alckmin foi um adversário muito difícil para o Serra- ironizou.

Pela manhã, em Itabaiana, também no Sergipe, ao visitar o campus da universidade local, Lula atacou os projetos de educação do governo passado e sugeriu o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante as eleições.

- Saio daqui com o prazer de ter encontrado os companheiros do movimento sem terra. Em muitos anos de batalhas, nós tivemos pontos de vista diferentes, mas nas nossas divergências, a gente sabe diferenciar quem é o adversário comum, quem é que nós queremos vencer e o que nós queremos construir - disse.

Ao falar de Alckmin, Lula, que ainda não se coloca oficialmente como candidato à reeleição, disse que possui um ''profundo'' respeito pelo atual governador de São Paulo:

- Tenho um profundo respeito pelo Alckmin, tenho uma relação de amizade boa, temos uma convivência democrática. Acho que ele é um candidato à altura para disputar a Presidência da República.

Como de hábito, Lula buscou metáforas de futebol para comentar a disputa eleitoral do segundo semestre.

- Eleição é como final de campeonato. Ou seja, na hora em que os times estiverem definidos e que começar a disputa, é que a gente vê quem é que está mais bem preparado, quem tem mais tática, mais técnica - comparou.