Título: Alckmin nas páginas do 'Wall Street'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/03/2006, País, p. A5

O PSDB escolheu o governador ''pró-mercado'' do estado de São Paulo para tentar desbancar o presidente ''Carismático da Silva'' nas eleições de outubro. Foi assim que o diário financeiro americano The Wall Street Journal se referiu ao governador Geraldo Alckmin e ao presidente Lula, que devem disputar a eleição presidencial em outubro. Alckmin conta com a desvantagem de ser pouco conhecido fora de São Paulo, diz o jornal. Entre as vantagens, cita a boa fama entre os empresários por ter cortado impostos. O diário ressalta, ainda, que Alckmin entra na disputa muito atrás de Lula e não tem como superar o carisma do presidente.

''O ponto será mostrar que sua competência em governar contrasta com a de Lula, cujo partido foi envolvido em um escândalo político.''

O WSJ ressalta que Alckmin defende as mudanças econômicas esperadas pelos empresários, como a reforma do sistema fiscal e a redução da carga de impostos, além da reforma da previdência, que o diário destaca estar ''profundamente no vermelho''.

O jornal lembra que Lula ganhou aplausos em Wall Street por dar continuidade às políticas econômicas do governo Fernando Henrique Cardoso. Mas, para empresários e investidores, suas políticas são limitadas. Lula, diz o WSJ, merece o crédito por manter a estabilidade econômica, ampliar o acesso ao crédito e elaborar programas de transferência de renda.