Título: Supremo elege primeira presidente
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 16/03/2006, País, p. A6

A ministra Ellen Gracie Northfleet, 58 anos, foi formalmente eleita ontem presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ¿ no sistema tradicional de rodízio por antigüidade ¿ para suceder o ministro Nelson Jobim, que requereu aposentadoria antes de completar o mandato de dois anos. Primeira mulher nomeada para o Supremo na história do Brasil, emocionada, com voz embargada, dirigiu-se aos colegas para dizer que ¿a previsibilidade do resultado não tira a solenidade do momento, nem torna menos comovente a quem recebe a suprema honra de conduzir os destinos do STF.¿ O ministro Nelson Jobim afirmou que Ellen Gracie ¿saberá contribuir com seu conhecimento, sua competência administrativa ¿ e também com seus charme, elegância e beleza ¿ para o relevante exercício da Presidência do tribunal.¿ Nelson Jobim fica na presidência do STF até dia 30. Ellen Gracie tomará posse em 27 de abril. Nesse meio tempo, ela presidirá o tribunal em caráter interino, tendo como vice o ministro Gilmar Mendes, que até o dia 30 permanece também na presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

A presidente eleita do STF para o biênio 2006-08 é carioca, cursou Direito na então Universidade do Estado da Guanabara, e completou-o na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingressou por concurso no Ministério Público, como procuradora da República, em 1973. Em março de 1989, foi nomeada para compor o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sul), do qual foi presidente (1997-99). Em novembro de 2000, foi nomeada para o STF pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nelson Jobim espera que a Corte venha a ter a contribuição de outras mulheres.

¿ Mas surge um problema grave para as futuras e eventuais integrantes da Corte: foi fixado um padrão de charme e beleza que tem de ser obedecido e respeitado ¿ disse.

Enrique Ricardo Lewandowski, 57 anos, oriundo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, toma posse hoje como o mais novo ministro do STF, na vaga aberta com a aposentadoria por limite de idade de Carlos Velloso.

Por tradição, a posse de ministros do Supremo Tribunal Federal é rápida e não comporta discursos. A cerimônia ¿ para a qual foram expedidos 1.639 convites ¿ contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e dos tribunais superiores, e dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Distrito Federal, Joaquim Roriz.