Título: A mordaça em nome de Palocci
Autor: Daniel Pereira e Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2006, País, p. A2

Ao determinar, ontem, a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa na CPI dos Bingos, o Supremo Tribunal Federal abriu mais duas frentes de crise: acirrou o embate com o Legislativo e fez voltar à tona os rumores de demissão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Francenildo, ou Nildo, como é conhecido o caseiro, acusa Palocci de comparecerem à chamada República de Ribeirão Preto, mansão alugada por ex-auxiliares do ministro suspeitos de participar de esquemas de corrupção: Rogério Buratti, Vladimir Poleto e Ralph Barquete, já falecido.

Ontem, antes da decisão do Supremo, considerada uma mordaça por parlamentares, ele manteve a acusação.

¿ Confirmo tudo até morrer ¿ declarou o caseiro.

O ministro do STF Cézar Peluso concedeu a liminar em ação movida pelo senador petista Tião Viana (AC) e arquitetada por ministros dentro do Palácio do Planalto . Ao receber a ordem, o presidente da CPI, senador Efraim Morais, suspendeu a sessão:

¿ Vamos cumprir, mas lamentamos que o ministro (Cézar Peluso) não tenha pedido nenhuma informação à CPI ¿ reagiu Efraim.

Antes de ser interrompido por ordem do Supremo, Francenildo foi enfático:

¿ Esse aí é o chefe ¿ afirmou, apontando para uma fotografia do ministro exibida na parede da Comissão. De calça e camiseta surradas, Nildo fez um dos depoimentos mais contundentes da CPI . O caseiro reconheceu um a um os ex-auxiliares de Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto. Ao referir-se a Vladimir Poleto, o caseiro afirmou:

¿ Esse aí era meu patrãozinho, né?

Caseiro por sete anos, Nildo se diz arrependido por não ter utilizado o celular para fotografar Palocci na mansão. Repetiu que o ministro chegava sempre no Peugeot prata do ex-assessor Ralph Barquete. Disse ainda que Buratti e Barquete tinham o mesmo poder de mando na casa, que incluía churrascos e reuniões à tarde e pelo menos duas festas por semana. Sugeriu até que a CPI dos Bingos ouça Carla, uma das garotas de programa que freqüentava a casa.

À noite, o presidente Lula disse que o ministro permanecerá no cargo e abafou, por enquanto, especulações da saída de Palocci do comando da equipe econômica. (Colaborou Lorenna Rodrigues)