Título: Supremo cria e cala a CPI
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2006, País, p. A4

Desde que começou a crise, aumentaram os embates entre o Legislativo e o Supremo. Curiosamente, a CPI dos Bingos foi instalada por decisão do STF, que ontem cassou a palavra de um depoente. A briga para instalar a comissão surgiu ainda em 2004, na época do escândalo Waldomiro Diniz ¿ o ex-assessor da Casa Civil foi denunciado por receber propinas da Loterj. Um ano depois, os ministros consideraram o argumento da oposição e mandaram o Congresso instalar a CPI.

Investigados e testemunhas das duas CPIs do Congresso recorrem freqüentemente ao STF para obter liminares que os proteja do cerco. Corretoras envolvidas em supostas fraudes ganharam na Justiça liminares impedindo a quebra de seus sigilos bancário e fiscal.

O mais recente choque entre Judiciário e Legislativo ocorreu com a liminar concedida pelo STF para impedir a quebra dos sigilos de Paulo Okamotto, presidente do Sebrae e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu despacho, Jobim justificou a decisão sob o argumento de que o pedido baseava-se em reportagens publicadas na imprensa. Os parlamentares da CPI queriam checar a informação de que teria pago do próprio bolso uma dívida de R$ 29,4 mil que Lula mantinha com a direção nacional do PT.