Título: Peluso diz que denúncia tira o foco da CPI dos Bingos
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2006, País, p. A4

A decisão do ministro Cezar Peluso, que suspendeu o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa, na CPI dos Bingos, foi provocada por pedido de liminar em mandado de segurança protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF), no fim da manhã de ontem, pelo senador Tião Viana (PT-AC). O senador especificou sete assuntos sobre os quais a CPI deveria ser impedida de ¿promover diligências¿.

O senador disse que a CPI dos Bingos estava ¿exorbitando de seus poderes ao investigar outros fatos, sem nenhuma prova prévia de conexão com o fato determinado que justificou sua instauração¿, por ter sido criada a fim de apurar ¿a utilização das casas de bingo para a prática de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores¿.

Em caráter provisório (¿até o julgamento final da causa¿), Peluso decidiu suspender o depoimento do caseiro da chamada ¿República de Ribeirão Preto¿, por não considerar ¿desarrazoada¿ a pretensão do senador Tião Viana.

¿ Eventual partilha de dinheiro, em certo local, não tem por si só presunção alguma de que estaria ligada a uso de casas de bingo para a prática de crimes de ¿lavagem¿ ou ocultação de bens, direitos e valores. De outro modo, qualquer notícia ou reportagem sobre corrupção poderia ser abrangida como alvo dessa CPI, a qual se transformaria numa Comissão Geral de Investigação da República, ou reviveria órgão análogo de épocas de autoritarismo ¿ ressaltou Cezar Peluso em seu despacho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou a agenda e apareceu no STF ontem. Lula resolveu comparecer à posse de Lewandowski na última hora, porque passou parte do dia com o presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez. Na página A6, o encontro de Alckmin com Lula no STF