Título: Preço afasta viajantes do Brasil
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/03/2006, Rio, p. A12

Quatro em cada dez brasileiros fazem pelo menos uma viagem nacional por ano. A conclusão é de uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo, que avaliou a movimentação do turismo doméstico e foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de janeiro a março deste ano. O ministro Walfrido dos Mares Guia apresentou ontem os dados e destacou o papel do turismo na criação de empregos. Ele lembrou que cerca de 60% dos brasileiros deixam de viajar por falta de dinheiro. - O item que mais temos de trabalhar é o preço. É preciso fazer com que as agências brasileiras, os hotéis, as empresas aéreas e os ônibus baixem o preço. Isso vai fazer com que o turista viaje mais pelo Brasil - disse o ministro Mares Guia.

Segundo a pesquisa, dos 5 milhões de brasileiros que viajam para o exterior, cerca de 3,5 milhões trocariam o destino e viajariam pelo Brasil se os preços fossem mais baratos. O estudo comprovou também que a maioria dos viajantes fica hospedado em casa de amigos ou parentes e que a procura por hotéis e pousadas aumentou 5% em relação a 2002.

Com a pesquisa, o ministério constatou que o carro próprio é o meio de locomoção mais usado pelos viajantes (48,5%). Em 2002, 39% dos entrevistados viajavam de carro. Desde a última pesquisa, o percentual de pessoas que viaja de ônibus caiu de 29,1% para 21,7%. De avião, o percentual aumentou de 13% para 15%. Além disso, o estudo da Fipe mostrou que os brasileiros que mais viajam moram em São Paulo, que também é o estado que mais recebe turistas, seguido por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro.